Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Última Atualização do site:  

18/12/2017 11:03:04

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Família e Desenvolvimento Social
 
Famílias acompanhadas pelo programa melhoram em 33% a qualidade de vida
 
25/08/2016
Fonte: AEN - PR

As famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social e são atendidas pelo Família Paranaense melhoraram em 33% a qualidade de vida, em comparação com as que não participam do programa. A informação foi apresentada pela equipe técnica do programa em reunião com consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta quarta-feira (23), em Porto Alegre. 

A reunião, realizada a convite do banco, teve o objetivo de mostrar os resultados alcançados pelo Projeto Integrado de Inclusão Social e Requalificação Urbana, que faz parte do programa Família Paranaense e é financiado pelo BID. 

De acordo com o Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVF-PR), que ajuda na identificação da vulnerabilidade social, as famílias atendidas pelo programa também melhoraram em 65% as condições de moradia e em 60% a condição de escolaridade, que leva em consideração o aumento o número de crianças e adolescentes que voltaram a estudar e de jovens e adultos que terminaram o ensino fundamental. 

Os números se referem às famílias que são acompanhadas pelo programa nos 156 municípios paranaenses considerados prioritários por apresentarem os menores índices de desenvolvimento. O Projeto Integrado é desenvolvido nestes municípios, com a meta de atender 22 mil famílias. 

“O Família Paranaense tem garantido grandes resultados na promoção e melhoria das condições de vida das famílias com maior grau de vulnerabilidade social”, explicou a coordenadora do programa, Letícia Reis. 

Implantado em 2012, o Família Paranaense é o principal programa do Governo do Paraná para a redução da pobreza e atendimento às pessoas que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. 

CONTRATO - O Projeto Integrado de Inclusão Social e Requalificação Urbana prevê a execução de ações de promoção da autonomia das famílias em situação de vulnerabilidade social e de melhoria de bairros nos municípios onde é executado. 

O trabalho é articulado pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social com outros 18 órgãos estaduais, em parceria com municípios, ofertando ações nas áreas de educação, saúde, habitação, trabalho. 

O contrato para a execução do projeto foi assinado pelo Governo do Paraná e o BID, em agosto de 2014, e conta com um financiamento de US$ 100 milhões, sendo 40% de contrapartida do Estado. 

Até o momento, o projeto tem 113.222 ações planejadas nos 156 municípios participantes, onde 19 mil famílias são atendidas. A maior parte delas (37%) é na área da assistência social, seguida da saúde (32,7%), da habitação (13,7%) e da educação (11,3%). A área do trabalho envolve 9% das ações pactuadas e da segurança alimentar, 3%. Ao todo, 55% das ações já foram realizadas. 

LIDERANÇA – O desenvolvimento do programa Família Paranaense tem contribuído para a redução da extrema pobreza no Estado. 

De acordo com o último levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2009 a 2014, o Paraná liderou a redução da extrema pobreza nas regiões Sul e Sudeste do País. Neste período, 214,6 mil pessoas deixaram essa condição, o que mostra uma redução de 57,4%.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Estado tem primeiro plano para pessoas com deficiência
» Sistema de políticas habitacionais do Paraná é premiado
» Estado repassou quase R$ 170 milhões para rodovias municipais
» Paraná amplia o acolhimento de crianças e adolescentes
» Ações na área da assistência social reduzem em 57% a extrema pobreza
» Governo vai decretar recesso em escolas invadidas e acionar Justiça em relação a menores
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO - DE SEGUNDA À SEXTA-FEIRA DAS 08:00 ÀS 12:00 HRS E DAS 13:00 ÀS 17:00 HRS.

Rua Alipio Antunes Ferreira, 110 - Centro

Cep: 84150-000 - São João do Triunfo - Paraná

(42) 3447.1552 / 3447.1014 / 3447.1015

cmtriunfo@ibest.com.br