ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Trânsito
 
Mortes no trânsito caem 44% no Paraná
 
18/11/2016
Fonte: AEN-PR
Crédito:

O Paraná registrou em 2015 o menor número de mortes no trânsito dos últimos quatro anos. Dados compilados pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) - com registros das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Polícia Militar e prefeituras - mostram que no ano passado houve 1,6 mil vítimas fatais nas estradas e ruas paranaenses. Em 2012, foram 2,9 mil registros, caindo para 2,6 mil em 2013 e 2014. A diferença no período chega a 44%. No domingo (20), ações especiais lembram o Dia Mundial em Memória a Vítimas de Trânsito. 

No Estado houve também redução de acidentes com vítimas (-17,9%), na quantidade de vítimas não fatais (-17,7%) e no total de vítimas ( -18,9%). 

De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, apesar dos bons indicativos, ainda é preciso fazer mais. “O ideal seria que nenhuma família tivesse que lembrar dos seus entes queridos nesta data. O trabalho de educação e fiscalização está no caminho certo, mas ainda temos um longo percurso pela frente, disse”. 

“O Governo do Paraná retomou os investimentos em campanhas educativas e hoje trabalha no chamado tripé da segurança viária: educação, fiscalização e engenharia de tráfego. Além disso, as leis de trânsito ficaram mais rígidas no período, em especial a Lei Seca”, completa. 

PANORAMA – Os dados que comprovam a redução das mortes no Trânsito no Paraná estão no Anuário Estatístico de Trânsito 2015, realizado pelo Detran após um amplo trabalho de compilação, checagem e análise dos dados fornecidos por todos os agentes envolvidos nas esferas federal, estadual e municipal. A publicação estará disponível em breve no site do Detran www.detran.pr.gov.br. 

MEMÓRIA - No domingo, das 10h às 12h, em Curitiba, equipes do Detran vão promover ações que visam sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção dos acidentes de trânsito. O evento acontece no Memorial de Vítimas de Acidentes de Trânsito, no Parque Barigui, ao lado do Museu do Automóvel. 

Estão programados um culto ecumênico, apresentação musical e a entrega de rosas brancas como um símbolo de lembrança, respeito e esperança na redução e combate aos acidentes de trânsito. 

Além do Detran-PR, participam familiares de vítimas fatais de acidentes e as secretarias estaduais da Educação e da Saúde, além Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Também estão envolvidos o Observatório Nacional de Segurança Viária, o Instituto Paz no Trânsito, o Bodes do Asfalto, a Associação dos Centros de Avaliação de Condutores do Paraná, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Tecnodata Educacional, a Associação dos Centros de Avaliação de Condutores do Paraná, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de São José dos Pinhais, Empresa Mobilidade Segura, Comissão Estadual do Projeto Vida no Trânsito, entre outros. 

VIDAS PERDIDAS - A ação quer lembrar vítimas como Ricardo, 17 anos, morto em julho de 2006, quando sua moto foi atingida por um caminhão que entrou na contramão. “Meu irmão era jovem, tinha toda a vida pela frente e agora nada vai trazer ele de volta”, diz a irmã Juliana Molina Faria. 

A família de Julye Stephany de Oliveira, que perdeu um tio, uma tia e teve uma outra tia e uma prima feridas gravemente, também serão homenageadas. Eles sofreram um acidente causado por um motorista que fazia uma ultrapassagem perigosa. “Foi um choque para toda a família. Desde o acidente a nossa vida mudou e o trânsito passou a ser um ambiente de insegurança ”, revela. 

SERVIÇO: 

Ação em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito 

Data: 20/11 (domingo) 

Horário: das 10h às 12h 

Local: Parque Barigui - Av. Cândido Hartmann, esquina com a Rua Doutor Aluízio França s/n - Santo Inácio – Curitiba

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Denúncias de violência contra idosos aumentam 28% no primeiro semestre
» Cartilha orienta como proteger crianças da violência doméstica
» Sanepar lança Canal de Denúncias sobre conduta inadequada
» Novos helicópteros reforçarão trabalho da polícia do Paraná
» Polícia Civil já fez mil retratos falados pelo sistema Horus
» DER entrega sucatas de veículos vendidos em leilão judicial
VER TODAS