ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Esporte
 
Paraná garante 18 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude
 
14/11/2016
Fonte: AEN-PR
Crédito:

Em dois dias de Jogos Escolares da Juventude, que acontecem em João Pessoa (PA), o Paraná já garantiu 18 medalhas. A competição, realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reúne os melhores atletas escolares do país com idades entre 15 e 17 anos (categoria A).

No sábado, segundo dia de disputas nas modalidades individuais, os paranaenses conquistaram dez medalhas: quatro de ouro, quatro de prata e duas de bronze. A essas se somam oito conquistas de sexta-feira - três ouros, duas pratas e três bronzes, os paranaenses já garantiram 18 pódios.

O secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, comemorou o resultado. “Este ano nossos atletas foram campeões pela primeira vez na história dos Jogos Escolares da Juventude categoria B, para atletas de 12 a 14 anos, também em João Pessoa. Temos certeza de que virão excelentes resultados na categoria A. Estamos na torcida”, comentou.

Das dez medalhas conquistadas no segundo dia de competição, sete são de atletas bolsistas do TOP 2016 - Caroline Elias de Almeida, Weslley Beviláqua Beraldo, Amanda Kunkel, Esther da Silva Cruz, Bruno Martins, Heloisa Bornal e Bárbara Domingos.

ATLETISMO - O primeiro ouro do sábado saiu da pista de atletismo com o velocista Eder Henrique Candim, do Colégio Estadual Tancredo Neves, de Medianeira. O atleta cravou 48s72 na prova dos 400m rasos e garantiu o topo do pódio. “Estou muito feliz por ter conquistado esse ouro logo na minha estreia nos Jogos Escolares da Juventude. A prova estava com nível bem elevado, mas graças a Deus eu consegui melhorar a minha marca para tentar garantir minha bolsa no próximo ano”, comemorou Eder.

Mais três atletas aumentaram o número de medalhas no atletismo. No lançamento de disco, Caroline Elias de Almeida, do Colégio Estadual Tancredo Neves, de Medianeira, garantiu a prata. Weslley Beviláqua Beraldo, do Colégio Estadual Dr. Duílio Beltrão, de Tamboara conquistou duas medalhas: prata no salto em distância e bronze na prova dos 110m com barreiras.

GINASTAS - A estreia das ginastas foi dourada. Heloisa Bornal, do Colégio Estadual Professora Margarida de Barros, de Londrina, e Bárbara Domingos, do Colégio Estadual Guaíra, de Curitiba, conquistaram ouro por equipe. Ambas desembarcaram em João Pessoa após quatro medalhas de ouro, três pratas e um bronze no Pan-Americano de ginástica rítmica, que se encerrou nesta semana no México. Heloisa, que competiu no juvenil, garantiu o ouro na bola, corda, individual geral e por equipe, além da medalha de prata nas maças. Já a ginasta Bárbara, competindo no adulto, conquistou duas pratas, na fita e por equipe e um bronze no arco.

“Depois de 30 horas de viagem, duas noites sem dormir direito, chegando no dia da competição e mesmo assim conquistando essa medalha, demonstra a qualidade técnica delas. Estão bem preparadas para esta competição e amanhã vamos em busca das outras quatro possíveis medalhas”, comentou a técnica Márcia Naves.

CICLISMO - Na prova por pontos do ciclismo só deu Paraná. No feminino, Amanda Kunkel, do Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade Vieira, de Maringá conquistou a medalha de ouro e Esther da Silva Cruz, do Colégio Paraná, de Maringá ficou com a prata. Já no masculino, o ciclista Bruno Martins, do Colégio Estadual Eleodoro Pereira, de Cascavel, também garantiu a prata.

NATAÇÃO E TÊNIS DE MESA - Na natação mais um ouro, desta vez com o curitibano Stefan Kaminski, do Colégio Positivo, ao finalizar a prova dos 100m peito com o tempo de 1min06s50. O tênis de mesa garantiu a medalha de bronze na dupla mista com os atletas Daniela Yano, do Colégio Ateneu, de Londrina, e Lucas Henrique Nomura, do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, de Assaí.

PRIMEIRO DIA – A primeira medalha conquistada pelos paranaenses, na sexta-feira, foi de uma estreante na Categoria A dos Jogos Escolares da Juventude. A ciclista Amanda Kunkel ficou com a segunda colocação na prova contrarrelógio 500m. “Fiz uma boa largada, mas no meio da prova sofri com uma rajada de vento que acabou me empurrando e atrapalhando. Acredito que desci também muitas marchas, mas sem tirar o mérito da vencedora que deve ter treinado muito. Dificuldade todo mundo passou, mas tenho certeza de que todos conseguiram dar o seu melhor”, comentou a ciclista, que em 2015, conquistou três ouros na categoria B, para atletas de 12 a 14 anos.

A natação garantiu três medalhas logo de cara, sendo duas de ouro e uma de prata. A primeira a bater a melhor marca foi a nadadora Sanny Marques, do Colégio Dom Bosco Batel, de Curitiba, na prova dos 100m borboleta. Em seguida, Maria Eduarda Pereira, também aluna do Dom Bosco, conquistou a prata na prova dos 50m livre. Júlio Nobuyuki Ito, do Colégio Nobel, de Maringá, cravou a melhor marca na prova dos 100m borboleta, 57s65, e ficou o lugar mais alto do pódio. “Foi minha estreia nos Jogos Escolares da Juventude. Não esperava ter nadado tão bem essa prova, muito menos ter mandado esse tempo, até porque esta não era a minha competição foco deste ano nos treinos, mas foi sensacional ganhar essa medalha de ouro”, declarou o nadador.

As outras medalhas foram conquistadas por Daniela Yano, do Colégio Ateneu, de Londrina, e Jully Nagao, do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá, com ouro por equipes no tênis de mesa; Lucas Henrique Nomura, do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, de Assaí, e Gustavo Miura, do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá, com o bronze, na mesma modalidade; e Giovanni Mangini, do Colégio Erasto Gaertner, de Curitiba, no judô, peso médio (até 81kg), e Gabriel Adriano, do Colégio Bom Jesus, de Curitiba, no meio-médio (até 73kg), com dois bronzes.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Jogos Escolares movimentaram final de semana em Apucarana com 11 modalidades
» Jogos de Aventura e Natureza vão movimentar o turismo do Paraná
» Estado regulamenta valores para o incentivo ao esporte no Paraná
» Paraná é vice-campeão dos Jogos Escolares da Juventude
» Paraná tem 12 atletas do TOP nos Jogos Mundiais Escolares
» Atleta do TOP 2016, Ana Sátila vai disputar os Jogos Olímpicos do Rio
VER TODAS