ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Saúde
 
Hemepar quer fornecer sangue para 100% dos leitos do SUS
 
18/11/2016
Fonte: AEN-PR
Crédito:

O Governo do Paraná vai reforçar o trabalho de captação, processamento e distribuição de sangue aos hospitais vinculados aos Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é ampliar de 85% para 100% a cobertura de leitos públicos no Paraná pela Rede Hemepar. 

Até o final do ano, pelo menos 123 novos profissionais serão incorporados ao quadro de servidores da unidade. Eles atuarão nas 22 sedes regionais do Hemepar espalhadas pelo Estado. 

De acordo com o diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, Sezifredo Paz, a ampliação da oferta de sangue é essencial para acompanhar o recente aumento na demanda. "A cada ano, estamos abrindo mais leitos e isso gera uma necessidade ainda maior por sangue e hemocomponentes. Por isso, estamos tomando uma série de medidas para melhorar as condições de captação e também buscar o apoio da população com doações contínuas", explicou. 

ESTRATÉGIAS – Nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), mais de 80 gestores e profissionais do Hemepar estão reunidos em Curitiba para discutir estratégias para aumentar ainda mais a eficiência dos serviços. Entre as ações está a nova campanha de conscientização da população, que alerta sobre a importância da fidelização dos doadores. 

A programação do evento conta ainda com temas relacionados à gestão das unidades do Hemepar. A intenção é integrar as equipes regionais, fomentando a promoção de ações conjuntas para sensibilizar os doadores. Uma das atividades será a comemoração ao Dia do Doador de Sangue, em 25 de novembro. 

NÚMEROS – Atualmente, o Hemepar faz cerca de 172 mil coletas de sangue por ano. Isso possibilita a realização de quase 350 mil transfusões. "Doar sangue é uma atitude que salva vidas. O povo paranaense é solidário e por isso contamos com a ajuda da população para alcançar este desafio", disse o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach. 

NOVO DESAFIO – Além da abertura de novos leitos, bancos de sangue privados estão deixando de atender alguns hospitais do SUS. Na região Norte do Paraná, por exemplo, o Hemepar teve que assumir o abastecimento da Santa Casa de Arapongas e do Instituto de Câncer de Londrina. No primeiro semestre do ano que vem, o Hospital Norte Paranaense, de Arapongas, também passa a ser atendido pelo Hemepar. 

Segundo Paulo Hatschbach, o governo estadual tem investido pesado na reestruturação da hemorrede. São em torno de R$ 45 milhões por ano, entre recursos de custeio e capital. 

"Nunca se investiu tanto em nossa infraestrutura própria. Unidades novas, equipamentos de última geração e tudo o que há de melhor e mais moderno", declarou o diretor do Hemepar.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Saúde confirma mais 2.010 casos e 24 óbitos pela Covid-19 no Paraná
» Com redução dos casos, Paraná registra o menor número de óbitos por Covid-19 em 16 meses
» Estado vai receber mais 450,4 mil vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira
» Paraná recebe 62 mil vacinas da Coronavac nesta sexta para ajustes na imunização
» Boletim confirma mais 2.675 casos de Covid-19. Estado já imunizou 239.862 pessoas
» Saúde determina suspensão de cirurgias eletivas no Estado
VER TODAS